28 dezembro 2012

Consumismo em época de final de ano

Última Blogagem Coletiva do ano- Escritos Lisérgicos 

Oi pessoal,
Dando notícias ,enfim!
Graças a Deus passei dias maravilhosos,curtindo demais com minha familia.
Foi um natal bem comum, família,criançada correndo,peru e muita comilança, passamos vários dias juntos,na verdade, começamos a comemorar no dia 22/12,por que o meu primeiro sobrinho Daniel, fez 8 anos dia 23/12.
Somos 5 irmãos,duas meninas e 3 meninos,todos casados e com filhos , exceto eu ,que sou a mais velha.
É, fiquei pra titia,rsss, mas adoro.
Nada contra casamento, e já quase casei uma meia dúzia de vezes.Mas não foi em frente...
Bem,mudando de assunto, achei muito boa o tema da BC promovida pelo Chris, do blog Escritos Lisérgicos,que aborda o consumismo excessivo.
Eu já tive muitas fases de consumismo assim,inclusive, muitas vezes comprar serviu como válvula de escape pra ansiedade.
No entanto fui corrigindo isso com o tempo, e hoje sei como me livrar desse 'monstrinho'.
Acredito que o segredo de bem viver é o equilíbrio, nas diversas áreas da vida.
Gosto de comprar e presentear,mas não gosto de estourar o cartão,pegar empréstimos ou deixar de honrar compromissos por causa de presentes pra mim ou para terceiros.
Pode parecer batido, mas realmente temos que valorizar o SER,muito mais do que o TER.
Meus sobrinhos tem entre 8 e 3 anos de idade, são 7 crianças.Pego-me muitas vezes observando os efeitos dos bens materiais sobre eles, pois eles tem acesso a coisas que nem eu nem meus irmãos sequer imaginávamos na idade deles.

Pra começar, tem dvd e tv só pra eles.Play Station e tv a cabo.
E o de 7 e 8 anos já querem  Tablete.
Não quero ser radical, mas acredito que temos que ir com calma, ir plantando valores sólidos, tirar as crianças da frente da tv, dos jogos e do computador, conversar com eles, ouvir suas opiniões,saber o nome de seus professores,de seus amigos e mesmo de seus desafetos.Entender como pensam,sabe?
Não acho que o poder de compra seja negativo em si mesmo, mas sim o que fazemos dele.
Comprar,comprar , sem parar me angustia.Me causa desespero.
Mas claro,recebemos milhares de estímulos neste sentido, e é aí que entra a capacidade de se gerenciar.
Passei um natal libertador.Explico.
Como este ano não trabalhei, minhas economias foram geridas em coisas práticas e em cursos principalmente.
Por isso não pude gastar como todos os anos,mas confesso que foi uma delícia.
Gente, simplesmente não gastar,não por pão- durismo,não.
Mas pra sentir realmente uma natal cheio de simbologia de amor, onde eu não precisei comprar NADA pra me sentir BEM .Compreendem ?
Nos anos anteriores eu começava a economizar em outubro, assim podia presentear todo mundo sem me endividar, então vocês imaginem como foi um divisor de águas este natal sem compras pra mim !
Fizemos amigo oculto em família e com uns amigos intímos,mas foi mais pelo prazer da brincadeira.E os mimos foram simbólicos.As crianças amaram, e nós nos divertimos muito.
Ganhei presentes,mas sou super zen neste sentido,adoro presentear e não ligo de ganhar,sempre fui assim.
Enfim, o consumismo é uma realidade, o poder de compra e as ofertas também,mas equocionare isto de forma saudável está em nossa mãos.
(Texto por Lílian Almeida)


A tirinha é só pra descontrair, viu gente ?
Nada de seguir esse exemplo! kkk

Que tal compartilhar suas idéias sobre o assunto ?
Onde ?
Aqui : http://escritoslisergicos.blogspot.com.br/2012/12/ultima-blogagem-coletiva-do-ano_24.html

Amigos,
estou com muitas saudades de todos vocês, de visitar os blogs, bater aqueles papos bons.
Logo,logo tudo normaliza por aqui.
Saibam no entanto que vocês estão no meu coração!
Feliz 2013 !!!

23 comentários:

  1. Oi minha linda.. saudade desse cantinho fofo..
    Menina essa BC do Chris está maravilhosa.. já visitei alguns participantes e tenho me deliciado com os textos, é sempre bom ver e conhecer um pouco da visão das pessoas sobre esse assunto..
    Eu acredito que tudo é válido, apenas temos que nos policiar contra os exageros, mas o mais importante é passarmos esses dias de festa junto as pessoas que são importantes pra nós, fazendo com que os momentos sejam especiais... com presentes ou não, com fartura ou não..
    Adorei o seu post e o modo como colocou suas ideias..
    Um beijo mais que carinhoso e que seu 2013 seja mais que especial, que ele venha repleto de muitas bençãos e muitas realizações viu?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilian,
    Realmente as pessoas tem o hábito de gastar muito mais no mês de dezembro, o que poderiam tbém investir o 13º para ter uma vida mais equilibrada durante o começo do ano.
    Quero aproveitar e te desejar um feliz 2013, repleto de realizações, obrigada pelo carinho!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Lilian,
    Eu nunca fui de muito consumismo. E nunca gostei desse desespero de compras no final do ano. Como sempre fui muito zen deixo para comprar o que preciso sempre ou antes ou depois do Natal, quando as lojas estão mais calma e se for depois tem as liquidações de verão. Sou tranquila quanto a isso, não sou de ficar dando presentes demais aos meus sobrinhos, pois os pais já dão tudo! Dá o que para eles? Me limito a dar amor e carinho mesmo.
    Beijos e um 2013 maravilhoso para vc!
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian, muuuito bom este post, esse ano também entrei nessa de economizar um pouco e não cair na tentação do consumismo, e consegui presentear todos que eu queria, e o melhor de tudo, não vou começar 2013 pagando contas de fim de ano :)
    Bjos querida
    Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é concordo,a ideia de pessoas gasterem o que tem e o que não tem pra dar presentes não me agrada muito,nessa desse consumo acima do comum as pessoas esquecem o verdadeiro motivo das festa de final de ano...

    Bjk
    raquelbrito8@hotmail.com

    http://rahkellzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii,mas assim mesmo como vc falou...o consumismo nos engole e agente nem percebe...vc imagina aqui como e...ninguem sabe mais o significado do natal...eu fico triste com isso e antes tambem me endividava p dar presentes p os outros...
    Um feliz 2013 desejoa vcs e muito amor.Bju daqui do frio alemao.Luciene.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lilian
    Primeiro quero agradecer sua mensagem e carinho lá no face!
    Fiquei muito feliz!!!
    Seu texto está maravilhoso e assino embaixo, este ano aqui tbm. foi assim, cortamos o consumismo e estamos aqui felizes e satisfeitos. Eu acabei fazendo lembrancinhas crafts e todos gostaram muito.
    O melhor de tudo é ter essa consciência e perceber o mal que fazemos quando gastamos sem pensar.
    Valeu muito ler seu texto!
    Te desejo um 2013 maravilhoso, com muita energia, paz, amor, fé e muita esperança de um novo ano melhor!

    bjs no coração
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilian amei seu texto!!!
    Parabéns pelo sobrinho titia!
    Muito bom descançar mesmo...
    Um beijão enormeeee...

    BICHO DE PÉ

    Ingredientes

    1 colher(es) (sopa) de manteiga
    Mococa
    1 lata(s) de leite condensado
    Mococa
    1 caixinha(s) de gelatina sabor morango

    Preparo

    Misture em uma panela o leite condensado e a manteiga, leve ao fogo baixo até ferver, mexa sempre, depois coloque o pó da gelatina e mexa até soltar do fundo da panela.
    Deixe esfriar, enrole e passe no açúcar peneirado

    http://vanessacupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Este consumismo é um problema sério. Desejo a você e família um abençoado 2013. Continue curtindo a família e quem sabe neste novo ano deixe de ser apenas a titia. Que DEUS lhe tenha reservado alguém que lhe mereça. Feliz 2013.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto e a tirinha, já passei alguns Natais no SPC mas acho que aprendi a lição.
    Reforço meu abraço e desejo de ótimo 2013!

    ResponderExcluir
  11. tens toda razao, eu comprei e ganhei muitas, muitas coisas esse final de ano, mas geralmente aqui na Inglaterra nem o nosso aniversario eh tao especial quanto o natal, entao esperamos o ano inteiro para fazer essas compras. Beijos =*

    ResponderExcluir
  12. Ahahah! Adorei a tirinha, Lílian. Gosto de pessoas com senso de humor e que no início do comentário já me fazem rir.
    E devo dizer que gostei bastante do modo que abordou, indo muito mais a fundo do que simplesmente o consumismo nos finais de ano, mas em nosso dia-a-dia.
    Penso que devemos nos policiar, pois não há ninguém que não tenha um pouco de consumismo, nossa cultura já trabalha isto em nossas cabeças.
    A respeito das comparações entre gerações, acredito que sempre haverão. Certamente seus pais também pensavam o mesmo da sua infância o que você pensa da infância de seus sobrinhos. Eu percebo este círculo vicioso nos blogues de pessoas com mais idade (não estou me referindo a você, nem sei a sua, rs), estão sempre criticando o porquê de crianças e adolescentes terem sua própria tv, computador, entre outros bens materiais. Em meu conceito é porque como o mundo evolui, pessoas evoluem juntos e a evolução traz consigo o consumismo.
    Mas, o interessante é que ao contrário dos outros posts que li no decorrer de meu um ano e meio de blogosfera, é que você conduz a uma reflexão concreta a qual eu não poderia concordar mais.
    Não há nada de errado em uma criança ter sua tv, ter seu pc, tablet, e sim, orientá-las em como fazer uso dos mesmos para que não se tornem viciados virtuais e acabem esquecendo de viver o que é mais importante, que é a vida real.
    Eu acho triste ver pessoas, não somente adolescentes e crianças, mas também de mais idade, imergidos neste mundo onde há tanta mentira, tanta ilusão, onde pessoas que não estão preparadas para encará-lo, se magoam gravemente.
    A respeito do amigo oculto, eu o aboli desde que terminei o Ensino Médio. O amigo oculto é a maior cilada, acabamos gastando aqui, ali (porque raramente é só um) e quando caímos em si, vemos que estamos de bolsos vazios e com muitos presentes inúteis que nunca nos passaria à mente querer tê-los. rs.
    Uma de minhas famílias ainda mantém esta tradição, mas respeitam meu ponto de vista.
    Não pense tampouco que estou fazendo uma campanha anti-amigo oculto, rs, em verdade, o texto da Ana Paula, uma das participantes, do blogue lado de fora do coração mostra ideias muito criativas de desfrutar, tanto do amigo oculto, quanto desta época em si.
    Muito obrigado pela participação e um bom 2013.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  13. obrigado linda pela sua visita viu
    Tenham um Feliz Ano Novo com muita saúde e paz !
    bjoss....
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Lílian! Além de agradecer sua amizade e visitas, vim trazer-lhe meu desejo de um ano diferente e melhor, pleno de trabalho verdadeiro, realizações e produção, além de reconhecimento por transformar para melhor as pessoas que cruzam sua existência. Receba um grande abraço e tenha sempre bons dias.

    ResponderExcluir
  15. Olá, vim aqui para desejar um 2013 cheio de saúde, o resto é só o resto. Feliz de ter estado aqui esse ano e ter podido compartilhar muitas coisas, principalmente esse amor pela arte, seja ela de qual jeito for, se for sustentável ainda melhor
    bjs para vcs!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá minha linda amiga Lílian!!!
    Menina seu texto é simplesmente real, parabéns por tão belas palavras e pelas piadas que nos fazem refletir MUITO!!!
    Amig hoje vim aqui especialmente te desejar uma virada de ano espetacular e que no ano novo que está nascendo você continue esta pessoa especial, querida e amável...realize todos os seus sonhos e seja sempre feliz!!! Que Deus continue abençoando à você e todos os seus familiares...Um big abraço desta amiga virtual que te gosta tanto quanto suas amigas reais: Beatriz!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Lílian :)
    Parabéns pelo texto.Muito bom.
    Consumismo seja em final de ano ou não,é uma doença!rsrs
    Feliz 2013,sempre com saúde e motivação.
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  18. Lilian
    um ano de 2013 carregadinho de fé, saúde e tudo de bom!
    lendo seu texto, deliciei=me com os sobrinhos e seu amor com eles.
    O consumismo não me afeta,nunca me afetou. Sou equilibrada demais, mas gosto de coisas bonitas, então compro o necessário. Um bom perfume, casacos fofinhos, e outras coisinhas básicas.
    O tempo muda, as crianças são atuais, outro dia, uma moradora do prédio de oito aninhos perguntou se eu tinha instagram. Eu disse ja tive e perguntei se ela tinha no celular. ela respondeu: no tablete
    E eu, pensei, nem tablete tenho. bora comprar um! a vida passa depressa. Viver bem é essencial;
    beijos
    zizi

    ResponderExcluir
  19. Vim lhe desejar um ano novo cheio de alegrias e felicidades!!!
    Conheça também!
    http://cemporcentoboneca.blogspot.com.br/
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  20. Feeliz ano novo ! Seguiindo,pode me seguii ??
    One-teens.blogspot.com
    que blog diiiiivooooo

    ResponderExcluir
  21. Olá, como está você Lilian ?

    Como não poderia de ser, estou eu aqui mais uma vez para me encantar com seus trabalhos e postagens. Parabéns

    Pronta pra começar o ano de 2013 com vontade e muita garra ?

    Eu to a mil e já quero te convidar pra uma gincana tri legal thê !!!

    Ve aqui ó ... (

    http://www.riosul2012.com/2013/01/gincana-trocyn-bao-ce-num-vai-perder-vai.html )

    Não deixa de participar, conto com sua presença !

    Abraços

    RioSul

    ResponderExcluir
  22. Natal com a família não tem preço!!!
    É tudo de bom :)
    XerOOo

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida Lilian
    O SER está fora de moda para muitos mas vamos perseverando com a ajuda de Deus (somente assim podemos) e vamos vencendo o consumismo a pleno vapor...
    Bjs de paz e bem em 2013

    ResponderExcluir

Oi Moças e Moços !
Obrigada por estar aqui, e por deixar a sua marca !
Isso deixa as Duas Moças felizes!

Depois visitem os nossos outros blogs e contem o que acharam:
http://sotutoriaislegais.blogspot.com/
http://tenhoalmavintage.blogspot.com/
http://pensamentosdeumamoca.blogspot.com/
Beijoca no seu ♥ !

"Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas."
Marla de Queiroz